Este é o cenário ideal: focar no que é mesmo relevante e direcionar sua energia no atendimento dos pacientes sem se preocupar com as questões administrativas do local de trabalho.

Porém, diversos consultórios médicos ainda possuem processos internos ineficazes de armazenamento de dados de pacientes e agendamento de consultas.

Muito além de questões administrativas, esses fatores são o suporte da prática clínica, e afetam diretamente o trabalho dos médicos e a satisfação dos pacientes.

O relacionamento com o paciente e bom atendimento são determinantes para qualquer ambiente médico. Por isso, cada vez mais clínicas estão encontrando no “sistema na nuvem” a solução para seus problemas. Entenda o motivo.

O que é sistema na nuvem

Trata-se de um sistema que permite acessar seu acervo digital de qualquer lugar por meio da internet. Dessa maneira, você não fica restrito a planilhas enormes, a um profissional administrativo ou até mesmo a um computador.

Alguns softwares integram agendamento, cadastro de pacientes, finanças, prontuários e demais informações internas, mas possuem uma licença de alto custo, ocupam espaço significativo no servidor e disponibilizam apenas acesso local (no computador em que foi instalado).

O sistema na nuvem não requer instalação de um software nem estrutura pesada para espaço no servidor. O acesso é leve e rápido, desde que a internet funcione bem. Essa tendência de sistema é utilizada por milhares de pessoas, mas muitos nem se dão conta. O Facebook, o Instagram e o Pinterest, são exemplos de plataformas que utilizam esse sistema.

Por que é preciso modernizar

A modernização pode causar um desconforto inicial, mas é necessário se reinventar para acompanhar as necessidades dos pacientes e aumentar o desempenho dos seus profissionais.

O sistema na nuvem traz diversos benefícios, dentre eles:

  • Velocidade no acesso a informações, uma vez que se encontram na nuvem, não em um software ou documento pesado;
  • Rastreabilidade das informações: você pode encontrar o que precisa de qualquer lugar, desde que haja acesso à internet;
  • Economia de tempo e dinheiro: não precisará de uma empresa para instalar o software e não há despesas com outros recursos tecnológicos para funcionamento do sistema;
  • Segurança das informações: quando os dados de uma empresa estão alocados em um servidor, eles ficam totalmente vulneráveis. O servidor pode sofrer danos, furtos ou problemas eventuais, o que não acontece no sistema de nuvem.

Vantagens para os pacientes

Quando um paciente procura uma clínica ou consultório, deseja qualidade e praticidade no atendimento. Ele espera, ao telefonar para o local, obter acesso rápido às suas informações, como: próxima consulta, últimas consultas e procedimentos realizados. Mas nem sempre é possível. Muitas vezes precisa passar todos os seus dados para o atendente antes de agendar sua consulta ou obter uma simples informação.

A emissão de receitas também pode ser feita pelo sistema na nuvem. Os médicos podem cadastrar, por exemplo, previamente as prescrições e, ainda, realizar um preenchimento mais ágil pelo computador. A legibilidade da receita e sua rápida emissão são excelentes para o paciente.

O sistema de nuvem é um grande aliado dos consultórios. Os benefícios são percebidos imediatamente. É preciso reinventar-se para estar à frente e acompanhar as necessidades do seu público.

Esta informação foi útil para você? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdo sobre gestão de consultórios e clínicas.

Pin It on Pinterest