Você já parou para pensar porque alguns médicos têm a agenda sempre lotada mesmo em tempos de crise enquanto outros mal conseguem manter um fluxo constante de pacientes durante o mês, mesmo sendo competentes e investindo em aprofundamento e atualização constantes?
A resposta para essa pergunta pode passar pela maneira como eles trabalham a sua sua marca pessoal, ou personal branding. A modo como você é percebido tanto pelo mercado como pelo seu público-alvo pode fazer toda a diferença na hora de atrair e reter pacientes.
Quer entender melhor como o personal branding pode ajudar você a encantar pacientes e a manter a busca pelo seu consultório sempre em alta? Então acompanhe a leitura!
3 dicas de personal branding que todo médico deveria conhecer
1. Invista na imagem do seu consultório
Quando um paciente busca um médico, obviamente, competência técnica e credibilidade estão no topo das prioridades. No entanto, considerando-se que essas são qualidades indispensáveis para quem deseja obter sucesso na profissão, é preciso ir além se você quiser se destacar.
Por isso, a imagem do seu consultório também desempenha um papel importante na impressão que o paciente vai construir a respeito do seu trabalho.
Uma clínica mal cuidada ou desorganizada, por exemplo, passa a impressão de que o negócio está sendo administrado com descaso ou de maneira pouco profissional.
Por isso, manter o ambiente bem organizado, com mobiliário confortável e agradável para os pacientes contribui para ampliar o valor da sua personal branding e para que você seja percebido como um profissional que se preocupa com o seu consultório e o bem-estar dos seus pacientes.
2. Esteja presente nas redes sociais
Em um mundo onde a internet tem um peso cada vez maior nas relações sociais, não estar presente no ambiente digital pode diminuir o valor da sua personal branding e deixar você em franca desvantagem com relação à concorrência.
Uma sólida presença nas redes sociais posiciona você como autoridade no seu nicho de atuação, ajuda a tornar sua marca pessoal mais conhecida entre o seu público-alvo e é um ótimo canal para estreitar relacionamento com seus pacientes.
Construa perfis oficiais ao menos em duas redes sociais relevantes para o seu público-alvo e mantenha-as constantemente atualizadas com conteúdo relevante sobre sua especialidade, sempre preocupando-se em manter a interação em alta: peça sugestão de temas para as próximas postagens, faça lives, construa enquetes… Escute o que seus potenciais pacientes têm a dizer!
3. Invista em marketing de relacionamento
Um dos conceitos mais importantes para quem quer trabalhar melhor sua personal branding é o de marketing de relacionamento, nome dado ao conjunto de ações que visam criar e manter uma relação positiva com seus pacientes.
Em palavras simples, é tomar medidas que visem encantar cada pessoa que passe pelo seu consultório para que ela se sinta única, e não um número a mais na contabilidade do seu negócio.
Investir em marketing de relacionamento demanda mais tempo do que dinheiro. Não é necessário que você crie ações grandiosas ou complexas para gerar esse encantamento, mas aposte em alguns detalhes.
Que tal, por exemplo, mandar uma mensagem não padronizada em datas especiais, especialmente para aqueles pacientes mais antigos? Você também pode retomar contato com pacientes que não aparecem no consultório há algum tempo ou pedir um feedback aos mais frequentes sobre a qualidade do atendimento dos seus colaboradores, por exemplo.
Também é fundamental reservar tempo para responder, com linguagem o mais coloquial possível, as dúvidas dos leitores. Praticar a empatiapode fazer toda a diferença na maneira como os pacientes percebem a sua marca pessoal!
E então, gostou de entender melhor a importância do personal branding para médicos e como trabalhar esse conceito pode ajudar você a atrair e fidelizar pacientes? Se você quiser receber mais notícias atualizadas sobre a área da saúde no seu feed, não se esqueça de curtir agora mesmo o Facebook da VYDENCE Medical!