Uma das maneiras mais eficientes de expandir seu consultório é por meio das indicações dos pacientes. No entanto, por mais que você realize um ótimo trabalho, elas não têm acontecido assim com tanta frequência? Saiba o que é possível fazer para virar esse jogo!

4 maneiras de ganhar indicações dos pacientes

1. Peça feedback após cada atendimento

Se você quer ganhar mais indicações dos pacientes, precisa saber se o atendimento prestado está realmente agradando. Por isso, não abra mão de pedir um feedback após cada atendimento.

Assim, você poderá ter uma ideia mais clara do que realmente funciona e de quais são os pontos de melhoria do seu trabalho. Como geralmente os pacientes não se sentem confortáveis em falar abertamente quando perguntados diretamente, uma alternativa interessante é realizar uma pesquisa de satisfação.

Você pode perguntar, por exemplo, sobre quais pontos agradaram, quais podem melhorar e, principalmente, se eles indicariam seu trabalho para outros pacientes. Lembre-se de que, se você realiza um bom trabalho, não há qualquer problema em pedir que ele seja indicado para amigos e familiares.

2. Mantenha as redes sociais atualizadas

Uma das melhores maneiras de estreitar relacionamento e ganhar indicações do pacientes é por meio do ambiente digital. Ńão abra mão de manter as redes sociais do consultório sempre atualizadas com conteúdo relevante sobre a sua especialidade.

 Além disso, use o espaço para tirar dúvidas, dar dicas e interagir com as pacientes. Essa interatividade, além de aproximá-los e facilitar a retenção, aumenta as chances de que eles pacientes indiquem o perfil da clínica – e, consequentemente, o seu trabalho – para os seus contatos, ampliando sua presença digital e tornando seu nome mais conhecido no mercado.

3. Crie um ambiente agradável

Outra boa maneira de conseguir indicações dos pacientes é criando um ambiente agradável na sua clínica. Pode parecer bobagem, mas pequenos agrados podem fazer toda a diferença na percepção que seus clientes têm do consultório.

Deixar o wi-fi liberado para que os pacientes possam se distrair ou mesmo responder e-mails de trabalho enquanto esperam pela consulta, disponibilizar revistas atualizadas na sala de espera e criar um ambiente agradável e aconchegante, climatizado e com música ambiente no volume adequado ajudam a relaxar e modificar a percepção, facilitando a indicação.

Muitas vezes, um ambiente estressante aborrece o paciente e causa uma irritação cujo motivo ele sequer consegue identificar adequadamente, mas que acaba dificultando a indicação.

4. Capacite seus colaboradores

Muitas vezes o atendimento prestado por você é irretocável, mas as indicações dos pacientes não acontecem porque o mesmo não acontece do lado de fora do seu consultório.

A maneira como o seu paciente é tratado no pré e pós-consulta pode ser determinante na hora da indicação. Por isso, é fundamental capacitar seus colaboradores para que o atendimento prestado por eles seja tão gentil e empático como o que você oferece.

Desatenção e falta de cordialidade na hora de marcar consultas ou na recepção podem minar o trabalho que você vem desenvolvendo no consultório. Por isso, fique atento também a esse aspecto.

Gostou de saber o que é possível fazer para ganhar indicações dos pacientes? Se você deseja conhecer outras dicas de gestão de clínicas ou consultórios, siga a página da VYDENCE Medical no LinkedIn!

Pin It on Pinterest