Agenda sobrecarregada, consultas atrasadas e a sensação de que o dia deveria durar pelo menos 30 horas para que você pudesse dar conta de tudo. Se identificou? Caso a resposta seja positiva, é importante fazer uma pausa e analisar como você tem trabalhado a gestão do tempo no seu consultório.
A falta de planejamento é a principal responsável por uma rotina estressante, que compromete a qualidade dos atendimentos e interfere na maneira como os pacientes enxergam o trabalho desenvolvido na sua clínica.
No entanto, algumas medidas simples e que podem ser adotadas imediatamente podem ajudar a mudar esse panorama de uma vez por todas, garantindo mais agilidade e equilíbrio na agenda. Entenda!
3 dicas de gestão do tempo para você implementar ainda hoje
1. Aprenda a delegar
Se você quer fazer uma gestão do tempo mais eficiente e dar fim ao estresse provocado pelo acúmulo de tarefas no dia a dia, precisa aprender a delegar.
Como principal responsável pelo sucesso da sua clínica ou consultório, é compreensível que você queira acompanhar de perto os processos mais importantes. No entanto, isso não quer dizer envolver-se diretamente com essas atividades.
Uma secretária bem treinada, por exemplo, pode fazer a gestão da sua agenda, filtrar ligações e resolver uma série de questões administrativas que tomam tempo e não necessitam realmente da sua supervisão direta.
Da mesma maneira, algumas questões financeiras, como o cálculo de impostos e o balancete, podem ser feitos por um contador. Cercar-se de profissionais nos quais você confia é uma excelente maneira de ter mais tempo livre para concentrar-se no que realmente interessa: o bem-estar dos seus pacientes.
2. Utilize a tecnologia a seu favor
Para otimizar a gestão do tempo no seu consultório, nada melhor do que lançar mão de recursos tecnológicos que facilitam o seu cotidiano. Manter o controle da sua agenda em um software de gestão de consultórios, por exemplo, faz toda a diferença na organização da clínica e evita erros ou agendamentos em duplicidade que podem comprometer o seu planejamento.
Além disso, esses programas oferecem facilidades como o envio de SMS para os pacientes 24 horas antes da consulta, o que diminui atrasos e faltas e torna seu dia a dia mais produtivo.
Adicionalmente, você também pode utilizar aplicativos de gestão do tempo que calculam o tempo médio de duração de suas consultas e começar a agendar os atendimentos levando em consideração esse dado.
A medida permite que você ajuste melhor os intervalos entre um paciente e outro e diminua o tempo de espera, que além de comprometer sua agenda interfere negativamente na qualidade da experiência dos seus clientes.
3. Trabalhe com pausas programadas
Quando o assunto é gestão do tempo, tão importante quanto agendar os atendimentos com eficiência é programar pausas entre uma atividade e outra.
O hábito, que pode até parecer perda de tempo para alguns profissionais, ajuda a manter a produtividade em alta ao longo do dia e reflete na sua disposição durante as consultas.
Evite utilizar essas pausas para realizar outras tarefas, como pagar contas na internet ou resolver questões administrativas do consultório. Use esses intervalos para tomar um café, fazer uma curta caminhada ou realizar qualquer outra atividade que deixe você revigorado para o próximo paciente.
Como você pode ver, realizar uma gestão do tempo mais eficiente não é uma tarefa complexa. Abrir um espaço na sua agenda para tomar medidas que tornem a rotina mais ágil aumenta a qualidade do seu trabalho e impacta positivamente a relação médico x paciente.
Gostou de entender que cuidados você pode tomar para otimizar a gestão do tempo no seu consultório? Se você quiser receber mais dicas como essa no seu feed, não se esqueça de curtir a página da VYDENCE do Facebook!