Uma decoração bem pensada para qualquer ambiente é capaz de atribuir sensações mais agradáveis para quem o frequenta. E não poderia ser diferente nos consultórios e clínicas médicas. Certos detalhes na composição fazem toda a diferença, tanto para profissionais quanto para pacientes. Por isso, vamos explicar quais são as melhores cores para um consultório médico.

Normalmente, quando pensamos em um ambiente médico, logo imaginamos paredes em tons de branco ou verde claro. Isso porque, estas são as cores mais utilizadas pelo segmento. No entanto, com a ajuda da psicologia das cores, é possível sair do óbvio e brincar com as cores dentro do consultório para criar ambientes mais convidativos.

Assim, antes de definir as cores para o seu consultório, saiba como elas podem gerar diferentes sensações e como aproveitá-las da maneira certa em cada ambiente.

Psicologia das cores

As cores captadas pelo cérebro por meio da retina são transformadas em sensações que afetam todo corpo e desenvolvem emoções. É o que o estudo da psicologia das cores comprovou.

Dentro dessa perspectiva, a cor de um ambiente pode ressaltar detalhes como dimensão, peso, iluminação, temperatura e emoção. Além disso, algumas sensações já foram mapeadas pelo estudo:

  • Otimismo, energia, conforto e felicidade por meio do amarelo;
  • Humor, entusiasmo, energia e amigabilidade por meio do laranja;
  • Erotismo, mistério, sabedoria e sensibilidade por meio do roxo;
  • Tranquilidade, harmonia, limpeza e lealdade por meio do azul;
  • Alerta, perigo, excitação e paixão por meio do vermelho;
  • Equílibrio, bem-estar e harmonia por meio do verde.

Conhecendo um pouco das sensações, é possível definir quais são as melhores cores para um consultório. Primeiramente, é importante lembrar que o segmento lida com a saúde e bem-estar das pessoas. Por isso, é importante que o ambiente ressalte esse propósito por meio da aplicação de cores mais leves e acolhedoras.

Entretanto, cores específicas podem ser aplicadas de acordo com o segmento do consultório ou clínica. Uma clínica pediátrica, por exemplo, pode ter cores mais vivas em relação a um clínica de estética, porque os públicos são diferentes.

Melhores cores para um consultório

Nos consultórios com foco no público adulto, é comum nos depararmos com uma cartela de cores neutra, com tons de marrom, cinza e bege. Estas cores, inclusive, ajudam a compor um efeito de iluminação mais aconchegante, dando espaço para ambientes mais envolventes e tranquilizantes.

No entanto, os tons neutros podem receber cores em destaque. Assim, é possível, por exemplo, aproveitar alguma cor que faça parte da identidade visual do negócio para criar paredes em destaque ou inserir objetos coloridos na decoração. Outra dica importante para quem quer usar cor, mas sem exagero, é apostar em tons pastel, ou seja, versões mais opacas e leves.

Já nos consultórios voltados ao público infantil, é comum encontrarmos cores mais vivas como o amarelo, verde, azul, roxo, laranja e rosa. Geralmente, as cores vivas são intercaladas com tons neutros, com destaque ao branco.

É comum que essas tonalidades vibrantes também estejam presentes nos móveis, prateleiras e paineis decorativos. A composição cria um ambiente mais descontraído, capaz de fazer com que a criança se sinta confortável.

Portanto, a escolha das cores para um consultório pode se adequar ao propósito de mercado que ele possui. Um ambiente bem pensado, fugindo dos padrões de um hospital, contribui de forma significativa para o relacionamento positivo entre a marca, profissionais e pacientes.

Se você gostou das dicas, acompanhe nossa página no Facebook para conferir mais informações úteis para o desenvolvimento do seu consultório!