Você não pode se queixar: sua agenda está sempre cheia e o fluxo de pacientes no consultório é bastante satisfatório. Apesar disso, é comum que você se pegue fazendo mil contas no fim do mês para conseguir fechar o orçamento no azul?
Em geral, esse tipo de situação é provocada pela falta de controle pessoal com as finanças. Está pronto para mudar esse cenário e chegar ao final do mês com dinheiro em caixa para realizar alguns dos seus maiores sonhos? Então acompanhe a leitura!
3 dicas para assumir o controle pessoal das suas finanças
1. Descubra com o que você gasta seu dinheiro
Muitas vezes, fazemos tantas pequenas compras por hábito ou impulsividade que fica difícil entender onde o dinheiro foi parar no final do mês.
Por isso, para poder assumir o controle pessoal das suas finanças de uma vez por todas, o primeiro passo é anotar durante um mês tudo aquilo que você gastar. Ao final desse período, classifique as despesas e avalie: para onde está indo a maior parte da sua renda?
Não é incomum notar que uma parte considerável daquilo que você ganha está sendo destinada para itens que você sequer considera importantes ou nem imaginava que consumiam tantos recursos.
Em uma planilha separe em colunas seus gastos mensais essenciais — como aluguel, por exemplo — aqueles que até poderiam ser eliminados, mas são importantes para o seu bem-estar, — como aquela ida mensal ao seu restaurante favorito —, e aqueles que são totalmente supérfluos — como aquela assinatura de TV a cabo que você nunca tem tempo de usufruir.
2. Estabeleça metas
Feito isso, o próximo passo no controle pessoal das suas finanças é estabelecer metas. Afinal, quais são seus sonhos? Comprar uma casa na praia? Trocar de carro? Fazer uma viagem de navio?
Para atingir esses objetivos, quanto dinheiro seria necessário poupar mensalmente, durante um ano? Com esses dados em mente, fica mais fácil definir quais despesas você realmente deseja manter no seu orçamento mensal e quais você pode cortar em prol desse objetivo maior.
Lembrou da segunda e terceira colunas da sua planilha? É lá que você vai mexer. Chegou a hora de priorizar: afinal, será que é mais importante pagar a assinatura do clube de vinhos mensalmente ou você prefere degustá-los na Europa no fim do ano?
3. Use a tecnologia a seu favor
Outra excelente maneira de fazer o controle pessoal de suas finanças é utilizando aplicativos de celular que monitoram seus gastos em tempo real e ajudam você a se organizar no dia a dia.
No Wally +, por exemplo, depois de incluir sua renda mensal, você poderá controlar gastos pessoais, definir metas de economia e visualizar gráficos do seu desempenho mensal.
Com o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, dá para saber direitinho com o que você está gastando cada centavo e aprender a fazer uma poupança para tirar seus sonhos do papel.
Sua dificuldade maior está em lembrar de pagar as contas na data certa? Experimente então o Mobbils. Além de ajudar você com o controle pessoal da suas finanças, o aplicativo oferece gráficos e relatórios completos e envia alertas das contas a pagar. Esqueceu o celular em casa? Não tem problema. Os avisos podem ser enviados também para o e-mail.
Gostou de conhecer nossas dicas para assumir o controle pessoal das suas finanças? Se você quiser receber dicas atualizadas de gestão de consultório no seu feed, não se esqueça de curtir agora mesmo a página da VYDENCE no Facebook!