A secretária ocupa um cargo de grande importância na clínica ou consultório médico. Afinal, ela atende, acolhe, recebe e cuida daquilo que é mais valioso para o médico: os seus pacientes. Seja pelo telefone ou pessoalmente é ela quem passa a primeira impressão ao paciente e também o nível de carisma que aquela clínica possui. E qual impressão e qual o nível de carisma você gostaria de demonstrar para os seus pacientes? Com certeza os melhores possíveis, não é mesmo?
Além disso, uma boa secretária agilizará todo o cotidiano burocrático da clínica para lhe deixar livre para se dedicar ao atendimento clínico. Por isso ter nesse cargo uma pessoa profissional e competente fará toda a diferença. Confira algumas diretrizes para você contratar uma excelente secretária.
Contrate uma empresa especializada em seleção e recrutamento
Contratar uma excelente secretária exige do médico mais do que aceitar alguns currículos, indicações e fazer algumas entrevistas. Exige profissionalismo. A primeira vista pode parecer exagero, mas contratar uma empresa especializada em seleção e recrutamento vai lhe ajudar a fazer a sua contratação valer a pena.
Uma empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoas fará um trabalho de alto nível e colocará na função alguém extremamente capacitado e compatível com o cargo, cobrando um valor justo pelo serviço.
Geralmente, o investimento na empresa especialista em RH equivale ao valor do salário que você irá pagar. Por exemplo, se você abriu uma vaga de secretária com o salário de R$ 1.000,00 reais, é esse o valor que você pagará pelo serviço especializado.
Análises feitas para escolher a melhor secretária
A empresa de recrutamento e seleção terá um psicólogo formado e especializado para fazer uma análise completa dos candidatos. O psicólogo aplicará testes de perfil comportamental comprovados cientificamente para identificar as candidatas aptas a ocupar o cargo. São feitos, basicamente, dois tipos de análises:
- Análise técnica: aqui o currículo é levado em conta e são estudadas informações como formação, experiência e outras características conforme a descrição da vaga.
- Análise de perfil: o psicólogo aplica os testes para verificar a compatibilização do perfil do candidato com o cargo desejado. É feita uma análise de perfil comportamental minuciosa.
Tome muito cuidado com indicações
É comum que os médicos pensem que as indicações são o melhor caminho. Contudo, isso não é uma regra e há grande chance de erros. Afinal, muitas vezes, uma secretária se adaptou e se desenvolveu bem num determinado ambiente, sob determinadas condições e convivendo com certas pessoas. Contudo, isso não quer dizer que essa profissional vai dar certo no seu negócio.
Lembre-se, há profissionais qualificados no mercado sim. Basta que você use os meios corretos para encontrá-los. E uma dica valiosa que sempre damos é que a contratação é apenas o primeiro passo, depois a secretária precisa ser treinada e constantemente conduzida para que preste um serviço com a qualidade que você, sua clínica e seus pacientes merecem.
Gostou das dicas deste artigo? Então nos siga no Instagram e fique por dentro das melhores informações para os profissionais médicos.