Talvez você já tenha ouvido falar em algum momento em chatbot, mas será que você sabia que é possível utilizar o recurso com eficiência também na área de saúde? A tecnologia pode ser uma aliada interessante da sua clínica, aumentando o fluxo de novos pacientes e fortalecendo a relação com os antigos. Entenda melhor!

Em primeiro lugar, o que é chatbot?

O chatbot nada mais é do que um recurso de inteligência artificial que funciona como uma espécie de “secretária virtual” para o seu consultório 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Utilizando um sistema de reconhecimento de palavras-chaves, o software é capaz de conduzir uma conversa via texto ou áudio com pacientes e potenciais pacientes que entrarem em contato com a sua clínica.

Em geral, o chatbot funciona em redes sociais ou outras plataformas que contam com serviços de trocas de mensagens, como é o caso do Facebook Messenger.

Quais são as vantagens de usar o chatbot na minha clínica?

Você já parou para pensar que o seu consultório só consegue atender as demandas dos pacientes entre 8 e 12 horas por dia em média? No restante do tempo, se alguém precisar falar com a sua clínica, seja para marcar uma consulta ou pedir uma informação, vai precisar esperar o dia seguinte.

Além disso, também é importante considerar que mesmo nessas 12 horas em que o atendimento está disponível, um potencial paciente pode telefonar e encontrar o número ocupado. Nesses casos, as chances de que ele desista são altas.

Com o chatbot, isso não acontece. Não importa em que horário do dia ou da noite o paciente busque por informações sobre a sua clínica, ele será atendido. Além da disponibilidade total, o serviço oferece outras vantagens:

  • possibilidade de atender diversos pacientes sem fila de espera;
  • redução nos custos de atendimento;
  • padronização na atenção ao paciente;
  • automatização de processos simples, como agendamento de consultas e esclarecimentos de dúvidas;
  • auxilia na retenção de novos pacientes.

O chatbot oferece tantas vantagens os profissionais da área de saúde que diversas empresas de tecnologia têm investido nesse segmento. Em 2018, a gigante de tecnologia Microsoft anunciou a prévia do seu serviço de chatbot, o Healthcare Bot, que possibilita que organizações da área médica criem e implementem assistentes virtuais para aprimorar processos e realizar autoatendimentos.

Quais são as restrições ao uso do chatbot na área médica?

A utilização de chatbots na área médica deve ser feita observando as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) para divulgação de serviços de saúde nas redes sociais. A resolução completa pode ser encontrada nesse link, mas em linhas gerais, fica proibido aos profissionais:

  • divulgar imagens de pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias, mesmo que receba o consentimento destes;
  • divulgar preços de consultas como forma de fazer publicidade de seus serviços;
  • oferecer técnicas e tratamento que não possuam comprovação científica;
  • utilizar expressões sensacionalistas na divulgação de serviços, como “o melhor” ou “o mais qualificado”;
  • divulgar equipamentos como forma de mostrar que possui tecnologia superior;
  • oferecer cartões de descontos ou programas de fidelidade;
  • garantir resultados de procedimentos ou tratamentos.

Como você pode ver, se utilizado observado as normas estabelecidas pelo CFM, o chatbot é uma ferramenta interessante para aprimorar o atendimento de pacientes antigos e auxiliar na captação de novos.

Gostou de saber mais sobre o uso do chatbot? Se você quer estar sempre por dentro das novidades na área de saúde e gestão médica, cadastre-se agora mesmo na newsletter da VYDENCE Medical!