Sua clínica está em excelente localização, tem infraestrutura completa e um corpo clínico altamente qualificado, mas mesmo assim a fidelização está baixa? Acredite, esse quadro pode ser causado por ruídos na relação médico x paciente.
Ainda que você se esforce para oferecer um atendimento de excelência, alguns pequenos detalhes podem acabar comprometendo a experiência do paciente e impedindo que ele marque uma segunda consulta.
Quer saber como virar esse jogo e manter a agenda sempre em alta? Então acompanhe a leitura!
Melhore a relação médico X paciente e aumente a fidelização em 4 passos
1. Escute as queixas do paciente com atenção
A dica parece bastante óbvia mas, na correria do dia a dia, não é incomum que médicos acabem automatizando o atendimento — e consequentemente, tornando o relacionamento bastante impessoal — na tentativa de deixar o dia mais produtivo.
Lembre-se sempre que quem procura atendimento médico pode estar passando por um momento delicado, e que a atenção e o acolhimento na relação médico X paciente podem fazer toda a diferença na fidelização.
Por isso, procure escutar calmamente as queixas e inseguranças do paciente e aposte em um atendimento de excelência, seja durante a consulta, na realização de procedimentos ou na pós-consulta.
Ser gentil, simpático e se colocar à disposição mesmo quando o tratamento já terminou faz toda a diferença na fidelização e aumenta as chances de que o paciente recomende seus serviços para amigos e parentes.
2. Esclareça dúvidas em linguagem simples
Como o avanço da tecnologia, é bastante comum que um paciente pesquise por sintomas e enfermidades em sites de busca e chegue ao consultório com muitas dúvidas e informações completamente equivocadas sobre o seu estado de saúde.
Se a ideia é estreitar a relação médico X paciente e aumentar a fidelização, não abra mão de sanar todas as dúvidas em linguagem clara e acessível, evitando termos médicos de difícil compreensão e respostas superficiais.
Investir tempo para que o paciente saia do seu consultório tranquilo e bem informado ajuda a criar uma relação de confiança que pode perdurar por anos e, de quebra, fornecer a você uma boa dose de marketing espontâneo.
3. Use as redes sociais a seu favor
Ferramenta poderosa na atração de novos pacientes, as redes sociais são também excelentes canais para estreitar o relacionamento com os antigos e aumentar a fidelização.
Mesmo já conhecendo o seu consultório, é normal que eles busquem esses canais para tirar dúvidas e enviar sugestões. Por isso, questionamentos feitos nesses espaços devem ser prontamente respondidos por você ou alguém da sua equipe.
Um atendimento de excelência nesses canais pode ajudar até mesmo a mudar a percepção de pacientes insatisfeitos, que usam as redes sociais para fazer queixas.
Nesses casos, uma resposta rápida e gentil passa a mensagem de que você realmente se importa com cada pessoa que passa pelo seu consultório e pode ajudar a reconquistar até mesmo aqueles pacientes que pareciam perdidos.
4. Seja pontual
A cena é trivial: o paciente ainda nem teve o primeiro contato com você, mas já chega irritado e mal humorado pelo atraso na consulta. Nesses casos, antes mesmo que você tenha a chance de prestar um atendimento de excelência, a relação médico X paciente já está prejudicada e as chances de fidelização diminuem muito.
Obviamente, imprevistos acontecem e atrasos pontuais são impossíveis de serem totalmente eliminados. No entanto, se no seu consultório consultas em atraso são a regra, é importante rever e ajustar seu sistema de agendamento.
Atendimentos pontuais ajudam a criar uma relação médico X paciente mais amistosa e passam a mensagem de que você se importa com o aproveitamento do tempo de quem muitas vezes abriu mão de outros compromissos para agendar a consulta.
Como você pode ver, algumas medidas bastante simples podem tornar a relação médico X paciente muito melhor e aumentar consideravelmente seu percentual de fidelização. Por isso, fique atento a esses itens e faça os ajustes necessários o quanto antes!
Gostou de entender como melhorias na relação médico X paciente podem ampliar a retenção de pacientes no seu consultório? Se você quiser receber mais dicas de gestão de clínicas no seu feed, não se esqueça de curtir agora mesmo a página no Facebook da Vydence Medical!