A psicologia aplicada ao marketing já é um assunto antigo. A publicidade é baseada em estímulos à mente do público-alvo. Tudo é estrategicamente montado para que um consumidor adquira determinado produto ou serviço. Claro que isso parte de um estudo sobre o destinatário, para que o impacto da ação publicitária seja positivo.
Existem estratégias neste sentido que podem ser aplicadas ao marketing da clínica médica e do profissional de medicina. Quer saber quais? Confira a seguir!
Invista no visual
Quem nunca escolheu um livro pela capa? Esse ditado é o retrato perfeito da importância do visual. Não à toa, essa é uma estratégia de psicologia aplicada ao marketing que pode fazer a diferença em sua clínica. Uma boa aparência chama a atenção dos pacientes e passa a impressão de maior qualidade. Basta uma estrutura bem feita ou um design interessante para que, inconscientemente, o público avalie melhor seu negócio.
Já reparou que as campanhas publicitárias sempre exploram o conceito de beleza? É exatamente por isso. Uma foto de qualidade, com impacto visual poderoso, pode ser determinante para a escolha de um consumidor.
Escolha as cores certas
Outra estratégia de psicologia aplicada ao marketing diz respeito à escolha das cores. Muitos estudos já concluíram que cada cor causa uma sensação diferente no inconsciente das pessoas. Por isso, utilizá-las corretamente é um estímulo para atrair seu público.
Nos consultórios e clínicas médicas, cores claras e suaves (branco, marfim, versões claras de rosa, verde e azul) transmitem calma e tranquilidade. Isso é ótimo na sala de espera para acalmar pacientes que se sintam medrosos e apreensíveis.
Ofereça boa comunicação
A boa comunicação não é propriamente uma estratégia de psicologia aplicada ao marketing, mas à vida. Um consumidor pode optar por seus serviços ou pelo de seu concorrente por causa da comunicação. Se você se limitar a conversar com ele somente durante a consulta, certamente ele escolherá seu concorrente.
Por isso, tenha sempre em mente o relacionamento mais próximo para fazer com que seu paciente se sinta mais importante. É esse sentimento que se relaciona diretamente ao psicológico, já que entenderá que sua clínica é mais amigável para ele.
Consiga o primeiro “sim”
Conseguir o primeiro “sim” quer dizer ganhar confiança do cliente e oferecer seu conteúdo aos poucos, até chegar no consumo propriamente dito. Essa é uma estratégia de psicologia aplicada ao marketing que chamamos que “marketing de conteúdo”, uma derivação do inbound marketing.
Ao invés de realizar uma ação intrusiva e ativa, a ideia é atrair o consumidor pelo conteúdo, de modo que ele passe a entendê-lo como autoridade no assunto.
Explore as emoções
Uma das chaves da psicologia aplicada ao marketing é a participação do lado mais emocional. De acordo com a neurociência, a compra no último momento é a satisfação de um impulso. Não importa bem qual a sofisticação com a qual esse impulso é satisfeito. A questão é satisfazê-lo.
Essas 5 estratégias de psicologia aplicadas ao marketing pode garantir mais clientes para sua clínica, o que contribui para a boa saúde financeira do negócio. Mas lembre que não basta prospectar novos pacientes. É preciso sempre atuar para que ocorra a fidelização.
Quer aprender mais sobre gestão da clínica? Curta nosso perfil no LinkedIn!