O que fazer após a residência médica
Geral
Embora gratificante, o período que marca o fim dos estudos também pode ser motivo de grande apreensão para muitos profissionais recém-formados: afinal, o que fazer após a residência médica? Quais são as opções disponíveis para garantir uma carreira de sucesso?
Pensando em ajudá-lo nessa fase de transição, reunimos algumas das possibilidades mais promissoras. Acompanhe a leitura!
Saiba o que fazer após a residência médica
1. Considere a carreira pública
Uma das possibilidades profissionais ao fim da residência médica é ingressar na carreira pública. Se você deseja exercer a profissão em postos de saúde e hospitais da rede municipal, estadual ou federal, precisará se inscrever em um concurso e concorrer com outros profissionais por uma vaga.
Em geral, é preciso dedicar-se bastante para conseguir ser aprovado, já que as provas são complexas e a concorrência é alta. Por isso, é importante preparar-se para passar um tempo estudando se quiser ver seu nome na lista de aprovados.
2. Ingresse na área acadêmica
Outra possibilidade interessante para quem termina a residência médica é ingressar na carreira acadêmica.
Dedicar-se a fazer um mestrado e, posteriormente, um doutorado, oferece ao recém-formado a possibilidade de se aprofundar em uma determinada área, dedicar-se à pesquisa ao lado de profissionais de destaque nesse nicho e, posteriormente, lecionar em faculdades e universidades.
3. Busque posições em clínicas e hospitais
Outra alternativa para profissionais que finalizam a residência médica é buscar posições de trabalho em clínicas e hospitais particulares.
Para que esse processo flua com mais facilidade, não se sinta constrangido em acionar sua rede de contatos: converse com colegas de faculdade, professores e outros conhecidos da área e informe-se sobre as oportunidades disponíveis no mercado.
4. Abra o seu próprio consultório
Além das opções acima mencionadas, uma das possibilidades mais promissoras é exercitar sua veia empreendedora e abrir o seu próprio consultório.
Uma das maiores vantagens dessa opção é que, embora tenha maiores responsabilidades, você poderá gerir o negócio com total liberdade e construir a sua imagem no mercado de maneira independente.
Antes de dar o primeiro passo, estude bem o público-alvo que deseja atingir e, a partir daí, defina a localização e a estratégia de divulgação do seu negócio.
Investir em marketing digital é uma excelente alternativa para posicionar-se como autoridade na sua área de atuação e tornar seu consultório relevante no ambiente digital.
5. Invista em tecnologia de ponta para sua clínica
Se a ideia é montar um consultório, uma excelente medida para quem deseja iniciar uma carreira de sucesso após a residência médica é investir em equipamentos de qualidade.
Esse tipo de iniciativa oferece um diferencial ao seu negócio e faz toda diferença na atração e fidelização dos pacientes.
O mercado de LASER é bastante promissor e traz ótimos resultados financeiros e clínicos a curto prazo. Um exemplo para quem está começando agora, é a plataforma ETHEREA, devido à sua versatilidade, que oferece mais de 70 indicações de tratamentos.
Como você pode ver, existem muitas possibilidades a serem exploradas com o fim da residência médica. Analise bem as opções disponíveis e escolha aquela que mais se adapta ao seu perfil!
—
Gostou de saber o que fazer após a residência médica? Se você quer receber mais dicas e notícias sobre a área da saúde diretamente no seu e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter!