Que tipo de gestor é você? E mais importante: que modelo de gestão você tem utilizado para aumentar a rentabilidade do seu negócio e garantir o fluxo constante de pacientes?
Não é incomum que o dia a dia da clínica acabe empurrando esse tipo de questionamento para um segundo plano. No entanto, analisar o método que você utiliza para alcançar os resultados que você deseja pode ser fundamental para o sucesso da missão.
Não sabe bem por onde começar? Conheça alguns dos modelos de gestão mais implantados em clínicas médicas e entenda qual deles está mais afinado com o seu perfil de liderança!
3 modelos de gestão que você precisa conhecer
1. Gestão democrática ou participativa
Nesse modelo de gestão, o foco principal é, como o próprio nome diz, na participação dos colaboradores em todos os processos da clínica, incluindo a tomada de decisões estratégicas.
A gestão participativa pressupõe um alto grau de maturidade tanto dos gestores quanto dos colaboradores, para que a comunicação aberta e a transparência não provoquem atritos na equipe.
Uma das maiores vantagens desse modelo de gestão é o grande engajamento que promove entre os colaboradores: a possibilidade de influir ou de opinar em decisões importantes para a clínica aumenta a motivação, a produtividade e o comprometimento com o sucesso do negócio.
O modelo, no entanto, é pouco recomendado para líderes com poucas habilidades de comunicação e baixa resiliência a críticas, já que saber ouvir tanto elogios quanto opiniões contrárias é a base desse tipo de administração.
2. Gestão por resultados
No modelo de gestão por resultados, os olhares estão voltados para a definição de metas claras e objetivas relacionadas ao planejamento estratégico da clínica, cujos resultados serão constantemente monitorados.
Nesse método de administração, gestores e colaboradores também trabalham juntos, mas com o objetivo de concretizar metas, já que chegar aos resultados pré-estabelecidos é mais importante do que a maneira como esses resultados foram obtidos.
O modelo de gestão por resultados de clínicas médicas funciona bem com profissionais de perfil mais objetivo, que trabalham bem com prazos e metas claros e sentem-se à vontade para dar feedbacks constantes aos colaboradores.
3. Gestão por processos
No modelo de gestão por processos, o objetivo é buscar resultados aumentando a produtividade e a satisfação dos clientes e reduzindo custos.
Para que isso aconteça, o gestor fórmula, sem a participação direta dos colaboradores, uma estratégia que alinhe a visão, missão e valores da clínica e cria políticas de aperfeiçoamento e monitoramento constante dos processos realizados.
Entre as principais vantagens desse modelo de gestão está a uniformização dos procedimentos internos e a possibilidade de uma avaliação objetiva e periódica das práticas que trazem bons resultados e das que necessitam ser corrigidas.
O modelo de gestão por processos da clínica médica é bastante eficaz para gestores que priorizam o melhor aproveitamento do tempo no ambiente de trabalho, tanto dos seus colaboradores, que contam com procedimentos claros para cada atividade, quanto próprio, já que a existência de controles rígidos de resultados possibilita a tomada de decisões mais rápidas.
Como você pode ver, escolher o modelo de gestão mais adequado ao seu perfil como líder é fundamental para garantir a eficiência da sua clínica médica e manter os colaboradores comprometidos com os resultados.
Gostou de entender um pouco mais sobre os modelos de gestão que você pode aplicar no seu consultório? Então aproveite para seguir o Instagram da VYDENCE e estar sempre atualizado sobre as novidades da área da saúde!