Está trabalhando demais e quase sem tempo para sua vida pessoal? Acredite, você não está sozinho. Sete em cada dez médicos que responderam à pesquisa norte-americana Great American Physician afirmaram não ter tempo para si, e mais da metade dos entrevistados garantiu não ter conseguido ainda alcançar o equilíbrio entre trabalho e família.
Cuidar do bem-estar dos pacientes enquanto negligencia o seu não é uma prática que traz resultados positivos em longo prazo. Para evitar que isso acabe interferindo na sua qualidade de vida, confira algumas medidas que podem ajudar a interromper esse círculo vicioso.
3 dicas para ter equilíbrio entre trabalho e família
1. Aprenda a trabalhar em equipe
Se você quer ter mais equilíbrio entre trabalho e família, precisa aprender a trabalhar em equipe e delegar tarefas do consultório para os seus colegas e colaboradores.
Deixar que esses profissionais desenvolvam seu trabalho de maneira independente não só otimiza seu tempo como também reflete positivamente no senso de responsabilidade e motivação deles.
Para e pense: se você contratou uma secretária para gerenciar a sua agenda e ofereceu a ela treinamento adequado para isso, porque gastar um tempo que poderia ser ocupado com outras tarefas supervisionando essa tarefa?
Certamente esses minutos extras poderiam ser aproveitados jogando bola com seu filho ou colocando a conversa em dia com a sua mulher, por exemplo, não é mesmo?
2. Evite levar trabalho para casa
Você não se ocupa de assuntos domésticos quando está atendendo um paciente, não é mesmo? Então por que acaba sempre resolvendo questões profissionais no meio de um almoço de família?
Obviamente não estamos falando aqui de situações emergenciais que podem acontecer na vida de qualquer pessoa que escolhe a Medicina como profissão. No entanto, se você quer ter equilíbrio entre trabalho e família, é importante saber filtrar aquilo que é urgente do que pode ficar para o dia seguinte.
Por isso, uma vez em casa, só volte a tratar de questões profissionais se for absolutamente indispensável. Ainda que o seu tempo com a família e os amigos seja breve, esforce-se para que ele seja de qualidade e evite interferências desnecessárias.
3. Faça uma lista de afazeres diários
Muitas vezes, aquilo que percebemos como falta de tempo para as atividades diárias nada mais é do que uma inabilidade para gerenciar os próprios afazeres.
A falta de planejamento faz com que você priorize tarefas de menor importância e acabe correndo para fazer o que realmente importa no final do dia.
Para evitar que isso aconteça e conseguir mais equilíbrio entre trabalho e família, elabore no dia anterior uma lista de afazeres diários, organizados por ordem de prioridade. Tem atividades demais para um dia só? Delegue as que estão no final da lista — e são, portanto, menos importantes — ou deixe-as para o dia seguinte!
Lembre que estar com aqueles que você ama certamente é mais importante do que aquela atividade que está em último lugar no ranking de prioridades.
Como você pode ver, algumas mudanças de hábitos simples podem ajudar você a encontrar mais equilíbrio entre trabalho e família e, consequentemente, a ter mais qualidade de vida.
—
Gostou de conhecer nossas dicas de como ter equilíbrio entre trabalho e família? Se você quer ler mais conteúdos sobre o assunto, não se esqueça de curtir agora mesmo o Instagram da VYDENCE!