Você já utiliza a automação de marketing no seu consultório? Esse tipo de serviço não só poupa tempo de seus colaboradores como é uma excelente ferramenta para melhorar o fluxo de pacientes na sua clínica e estreitar relacionamento com os já existentes. Entenda melhor!
4 formas de automação de marketing na medicina que você deveria utilizar
1. SMS de confirmação de consulta
Além de liberar a sua secretária para outras funções, a automação do envio de SMS ao seus pacientes para lembrá-los da consulta ajuda a diminuir consideravelmente o número de ausências, o que reflete positivamente nos resultados da clínica.
Você pode programar o envio de SMS diretamente por meio do sistema de gerenciamento do consultório não só para o dia anterior à consulta quanto para alguns dias antes.
Assim, se o paciente tiver algum compromisso que o impeça de comparecer, ele poderá desmarcar a consulta com antecedência suficiente para que outro paciente possa ocupar o horário, o que diminui o tempo ocioso na agenda e aumenta a rentabilidade do consultório.
2. E-mail para lembrar de retornos
Apesar de parecer similar a automação de marketing para lembrar das consultas, aqui, o foco é a retenção de pacientes.
Nesse caso, como já houve um primeiro contato, o texto deve ser mais pessoal, com o objetivo de incentivar o retorno e fortalecer a relação médico X paciente.
A integração entre o cadastro de pacientes e a agenda do médico é simples de ser feita: basta determinar o número de dias com que você deseja que o e-mail seja enviado aos pacientes que passaram pela primeira consulta.
3. E-mails ou SMS de datas comemorativas
Outra automação de marketing bastante comum na área médica é aquela relativa às datas comemorativas. Além de ser uma excelente maneira de demonstrar a consideração da sua clínica por pacientes assíduos, é uma alternativa sutil de lembrar os ausentes do seu negócio.
Nesse caso, o sucesso está em fugir de clichês e mensagens padronizadas e tentar buscar algo mais pessoal, que transmita a ideia de que você realmente se lembrou de seus pacientes em uma data especial.
4. E-mails com base em problemas específicos
Esse tipo de automação de marketing é uma excelente maneira de criar relacionamento e aumentar a fidelização de pacientes, tanto antigos quanto novos. A ideia é utilizar um sistema de hashtags no prontuário e disparar e-mails com informações importantes sobre determinado assunto.
Quer um exemplo? Vamos supor que você seja ginecologista e atenda muitas pacientes com endometriose. Dessa maneira, é possível colocar no prontuário dessas mulheres uma hashtag com essa indicação e enviar e-mails que abordem o tema, para que a interação entre a clínica e as pacientes aconteça de maneira mais personalizada.
Como você pode ver, a automação de marketing é uma ferramenta valiosa para médicos que desejam otimizar tempo e aumentar o número de pacientes. Não abra mão desse aliado na sua estratégia de marketing.
—
Gostou de entender melhor como a automação de marketing pode ajudar você a fortalecer a estreitar relacionamento com pacientes habituais e fidelizar os recém-chegados? Se você quiser mais dicas de gestão na área de saúde, não deixe de curtir a página da VYDENCE Medical no LinkedIn!